quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sistema de Recursos de Empregos realiza evento sobre mercado e qualificação


No último sábado (19), o Sistema de Recursos de Empregos SUD (SRE), realizou, na Capela Centro, em João Pessoa, uma Feira de Empregos, que contou com cerca de uma centena de visitantes, que assistiram palestras e conheceram oportunidades de qualificação e inserção no mercado.

Empresas como Unipê, Senai, Facene, CDF Master, IESP, Faculdade Maurício de Nassau e Fesvip apresentaram seus serviços em stands no salão cultural da capela.

Empreendedorismo

Foram realizadas duas palestras do Sebrae, que abordaram principalmente o tema empreendedorismo. Um dos palestrantes, Jussiê, consultor do Sebrae-PB, expôs algumas histórias bem e mal sucedidas nos negócios, enfatizando que não adianta correr se o empreendedor não sabe para onde vai. Ele focou na necessidade de realizar um plano de negócios para dar início às suas atividades, no caso da abertura do próprio negócio.

Humara Medeiros, gestora do programa Sebrae Mais na Paraíba, apresentou palestra na qual comentou sobre a importância de consultar serviços especializados na hora de expandir seus negócios, trocar experiências com outros empresários e buscar soluções para o crescimento e a evolução das empresas. Segundo Humara, é preciso conhecer as práticas do mercado para ter atitudes inovadoras. Os dois palestrantes apresentaram soluções do Sebrae-PB para quem deseja abrir seu primeiro negócio ou expandir sua empresa, como a Feira do Empreendedor, que acontece em agosto.

Qualificação

Além disso, a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho, também apresentou palestra, na qual enfatizou a necessidade de qualificação para ingresso no mercado de trabalho e reposicionamento na carreira. Ela explicou que o Sine-JP tem centenas de vagas abertas, mas não consegue preencher nem 10% dessa demanda devido à falta de perfil, incluindo qualificação, para ingresso na vaga. “É uma triste estatística”, apontou.

Ludmila falou de programas como o Projovem Trabalhador, que oferece uma bolsa ao concluinte do Ensino Médio para se qualificar através do Sistema Senai/Sebrae/Sesi, encaminhando-o, em seguida, para uma vaga no mercado. Ela também falou de linhas de crédito como o EmpreenderJP, que tem como objetivo incentivar a abertura do primeiro negócio.

Uma parceria entre o Sine-JP e o SRE foi firmada durante o evento, através da qual o Sistema de Recursos de Empregos irá encaminhar ao Sine pessoas cadastradas no LDSjobs para concorrer às 3mil vagas que estão sendo oferecidas atualmente por uma empresa de telemarketing em João Pessoa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam vem vindos a este Blog e façam seus comentários.