terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Reunião com Governo discute seca na Paraíba

Foto: Secom Defesa Civil

No primeiro dia útil do ano (2), representantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias participaram de reuniões com o Coronel Hermínio, Gerente Executivo da Defesa Civil do Estado e com o Secretário de Infraestrutura, Efraim Moraes, para tratar da difícil situação pela qual passa a Paraíba com a atual seca.

            Os representantes da Defesa Civil, entre eles o Gerente de Apoio Logístico de Defesa Civil, George Sabóia, explicaram as ações que têm sido realizadas pelo Governo para minimizar o problema da seca, como a distribuição de ração animal para os criadores de pequenos rebanhos e distribuição de água por meio de carros-pipa.

            Quando questionado a respeito da situação dos dessalinizadores, que são utilizados para a reversão do quociente salino da água retirada de poços, o Gerente Operacional da Defesa Civil, Antônio Cavalcanti de Brito, lamentou que muitos desses equipamentos estejam atualmente fora de uso por avarias nas membranas. “São 324 dessalinizadores no Estado, mas apenas 70% funcionam atualmente”, afirmou.

            O gerente operacional comentou que o Cariri e Curimataú do Estado são as regiões que mais necessitam do processo de dessalinização, que acontece por osmose reversa. Ele ressaltou que o Programa Água Doce, do Governo Federal, já recuperou 39 dessalinizadores, mas ainda há equipamentos que precisam de reparo.

Infraestrutura

            Ao concluir a reunião com a Defesa Civil, os participantes foram recebidos pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Moraes, que comentou a situação crítica da seca na Paraíba e adiantou que a previsão da Aesa é que de o número de cidades sem abastecimento de água deve aumentar devido aos baixos índices pluviométricos.

            Ele agradeceu a iniciativa de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em ajudar. “Esse pioneirismo em ajudar é muito bem-vindo. Esperamos que outras instituições também possam se unir e participar para amenizar a situação de quem não tem como sobreviver devido à seca”, ressaltou.
           
             O Secretário informou que, atualmente, 196 municípios estão em estado de emergência na Paraíba e que o Governo está realizando esforços para mudar essa realidade através da recuperação de poços e da distribuição de água em carros-pipa. No entanto, conforme Efraim Moraes, a complementação total das verbas para convênios de distribuição de água, que seria realizada pelo Governo Federal, ainda não foi realizada. Por isso, na reunião, foi proposta a realização de uma campanha de arrecadação de água mineral para distribuição aos municípios mais afetados pela seca.

O especialista de Relações Interreligiosas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Demison Santos, destacou a vontade da igreja em contribuir urgentemente com as ações. “Água e comida não se espera, tão importante quanto a vida, a água é essencial para o ser humano. Coletamos os dados principais junto a Defesa Civil e vamos debater como podemos ser úteis”, disse.


Participaram

            Participaram das reuniões: Elara Leite (Diretora de Assuntos Públicos Multiestacas Paraíba), Demisson Santos (Especialista em Relações Interreligiosas), Valéria Bezerra (Especialista em Relações com a Comunidade); Cícero Hermínio (Gerente Executivo da Defesa Civil do Estado), George Sabóia (Gerente Logístico da Defesa Civil) e Antônio Cavalcanti de Brito (Gerente Operacional da Defesa Civil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam vem vindos a este Blog e façam seus comentários.